Paisagistas: Regulamentação é desafio para exercer a profissão

PL 2043, que tramita na Câmara dos Deputados desde 2011, será discutido na terceira edição do Encontro ANP de Paisagismo, em agosto.

A ANP (Associação Nacional de Paisagismo), que representa os paisagistas em todo o País, vem trabalhando na aprovação do Projeto de Lei que visa a regulamentar a profissão e abrir cursos de graduação em diferentes universidades. Iniciativa da entidade com o deputado Ricardo Izar, o PL 2043/2011 tramita na Câmara dos Deputados desde 2011.

Segundo Eliana Azevedo, presidente da ANP, o projeto já foi analisado e aprovado por três Comissões de Mérito. “Estamos na CCJ, que é a última instância na Câmara. Depois, seguiremos para o Senado”, adianta Eliana. Segundo a dirigente, atualmente existe apenas uma faculdade de paisagismo no Brasil, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), porém seus egressos têm dificuldade em exercer a profissão, que ainda não é reconhecida por Conselhos de Profissionais de outras categorias.

Por conta disso, os paisagistas brasileiros vêm de diferentes formações acadêmicas, tais como agrônomos, arquitetos, artistas e biólogos, e alguns se valem do conhecimento empírico. “Esse fato, porém, gera uma insegurança muito grande tanto para o consumidor quanto para o profissional”, ressalta Eliana.

Debate

O PL 2043/11 será o principal assunto de uma mesa redonda no dia 8 de agosto, durante o 3º Encontro ANP de Paisagismo, que integra a programação da Expo Paisagismo 2019 - Feira de Paisagismo, Jardinagem e Arquitetura Sustentável, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. A discussão, comandada por Eliana Azevedo, terá a participação também do vice-presidente da ANP, João Jadão, e convidados.

O 3º Encontro ANP de Paisagismo traz, ainda, uma maratona de palestras e visitas técnicas com profissionais brasileiros e internacionais, voltadas a paisagistas, arquitetos e estudantes.

A grade inclui temas como mudanças climáticas, preservação, paisagens litorâneas, marketing digital, tecnologia e sustentabilidade, temas que caminham de mãos dadas com a feira, cujo objetivo é apresentar lançamentos nas áreas de plantas e ornamentos, ferramentas e sistemas, máquinas e equipamentos, sustentabilidade, irrigação, iluminação, construção e mobiliário urbano.

As inscrições para o 3º Encontro ANP de Paisagismo, que dura três dias (7 a 9 de agosto), podem ser feitas na página do evento, com investimento de R$ 430,00 para associados, R$ 540,00 para não associados e R$ 330,00, para estudantes.

Confira a programação (sujeita a alterações):

7 de agosto, a partir das 9h30

O papel da arquitetura-paisagística na adaptação às mudanças climáticas nas cidades da América Latina, por Ricardo da Cruz e Souza, da PROURB-FAU e UFRJ.

Paisagem e preservação, por Carlos Fernando Dephin, aposentado do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no Rio de Janeiro.

O vazio da Paisagem, por Frederico Karam, da Inflorescência Paisagismo, do Rio Grande do Sul.

8 de agosto, a partir das 9h30

Paisagens litorâneas: um olhar contemporâneo, por Raquel Azevedo da Cruz, da Prefeitura Municipal de Niterói e Universidade Estácio de Sá.

Marketing digital e uso de tecnologia no projeto de paisagismo, por Caterina, da Poli SP.

Paisagens e desenvolvimento sustentável, diálogos e desencontros, por José Antonio Hoyuela Jayo, da Terysos do Brasil.

9 de agosto, a partir das 9h

Visita técnica ao Clube de Campo de São Paulo (a confirmar)

A programação detalhada e as inscrições estão disponíveis neste link.

Expo Paisagismo

Promovida pela Francal Feiras, com a colaboração da Associação Nacional de Paisagistas (ANP), a Expo Paisagismo 2019 - 2ª Feira de Paisagismo, Jardinagem e Arquitetura Sustentável, de 6 a 9 de agosto, no Expo Center Norte, oferece produtos, serviços e conteúdo que auxiliam os profissionais da área com os novos desafios da atividade, a exemplo da crescente demanda por projetos com foco na sustentabilidade e no respeito à natureza.

A realização simultânea e a total sinergia com a feira simultânea Expolazer & Outdoor Living – Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer e Wellness passaram a oferecer mais opções para os lojistas atenderem seus clientes, e novas inspirações para engenheiros, arquitetos, decoradores, proprietários e administradores de clubes, academias, hotéis, resorts, spas e condomínios desenvolverem projetos de lazer mais alinhados com as atuais tendências de sustentabilidade,

Sobre a Francal Feiras

Maior promotora de capital nacional de eventos de negócios do País, a Francal Feiras representa 15 importantes segmentos da economia. Suas feiras fomentam os mercados em que atua e vão além da realização de negócios, oferecendo mais conhecimento, tecnologia, soluções e serviços. Com isso, a Francal Feiras (www.francalfeiras.com.br) contribui para o desenvolvimento da indústria e do varejo, aumentando a relevância de suas feiras de negócios e transformando-as numa referência indispensável para àqueles que atuam em cada segmento.

Sobre a ANP

Fundada em 1995, a ANP – Associação Nacional de Paisagismo, é uma entidade sem fins econômicos, de caráter organizacional, promocional e educacional, sem cunho político ou partidário, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa, voltada ao desenvolvimento e valorização da atividade paisagística no Brasil. A associação congrega de forma aberta, democrática e participativa os profissionais da área de paisagismo que desejam ver o crescimento da profissão com qualidade e compromisso com os mais elevados princípios da ética e da cidadania.

SERVIÇO:

3º Encontro ANP de Paisagismo

Data: 7 a 9 de agosto

Local: Auditório do Expo Center Norte, São Paulo (SP)

Inscrições: https://www.euvou.net.br/encontroanp2019/home

EXPO PAISAGISMO – 2ª Feira de Paisagismo, Jardinagem e Arquitetura Sustentável

Evento simultâneo: Expolazer & Outdoor Living – 22ª Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer e Wellness

Data: 6 a 9 de agosto, no Expo Center Norte

Promoção/Organização: Francal Feiras

Colaboração: ANP – Associação Nacional de Paisagismo

Apoio: IBRAP – Instituto Brasileira de Paisagismo

www.expopaisagismo.com.br