Iniciativa oferece uma experiência singular e exclusiva: confortar a alma plantando uma árvore em homenagem a quem se foi.
De um lado, a dor, a tristeza, a saudade. De outro, a exuberância do ciclo da vida que se renova com a germinação de uma semente, trazendo de volta todas as lembranças felizes do ente querido que se foi.
Mas por que não unir esses dois polos que afetam a existência de todos nós? Os idealizadores do cemitério BioParque, em Belo Horizonte (MG), criaram um projeto que cultiva as lembranças em sintonia com a preservação do meio ambiente.
O BioParque oferece a seus clientes a possibilidade de vivenciar uma experiência singular e exclusiva: confortar a alma plantando uma árvore em homenagem a quem se foi, refazendo histórias e contribuindo para a flora e para a fauna locais.
Em cerimônias especiais, as famílias realizam o plantio de sementes em BioUrnas - urnas ecológicas patenteadas pelo BioParque e desenvolvidas na Espanha por designers catalães. Monitoradas continuamente por uma equipe de especialistas, as mudas permanecem em um IncubCenter (espécie de viveiro ultra tecnológico) de 12 a 24 meses aproximadamente. Após esse período, uma nova cerimônia é agendada com os familiares para o plantio definitivo da árvore no solo do Parque.
Todas as plantas são identificadas por um QRcode e seu crescimento pode ser acompanhado por uma plataforma exclusiva desenvolvida pelo BioParque. Essa plataforma possibilita, ainda, a inserção de imagens, textos e áudios, para que cada família (re)construa, de forma personalizada, a história de seu homenageado.
Leia também: Livro explica os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para crianças
Leia também: 8 flores comestíveis
Fonte: Primeira Página