Inspirações

Faça um jardim atrativo para os colibris

Faça um jardim atrativo para os colibris

Passarinho pequeno, de voo ligeiro, bico longo e bem fino, aprecia flores como Lavanda, Murta, Flor-de-Maio e Amélia.

 

Para ter os colibris no jardim, basta oferecer o que eles necessitam: alimento. Isso é possível mantendo bebedouros no espaço e cultivando as plantas com as flores que estes eles mais gostam.

Entre elas, Melissa-silvestre, Lavanda, Murta, Aretillo, Muicle, Amélia, Asistásia, Brinco-de-princesa, Caliandra-surinamense, Caliandra-vermelha, Camarão-amarelo, Camarão-marrom, Chapéu-chinês-vermelho, Chapéu-chinês-amarelo, Clerodendro-vermelho, Escova-de-garrafa, Escova-de-macaco-africana, Flamboyanzinho, Flor-de-maio e Grevílea-anã.

A dica é deixar essas plantas em alturas mais baixas e nas áreas mais expostas do jardim, facilitando o acesso dos colibris para que se alimentem dos néctares das flores.

Crie e mantenha um bebedouro para os colibris

Coloque um bebedouro, de preferência, de vidro nas árvores, pois os de plástico liberam substâncias tóxicas quando expostos ao Sol. Dentro, pode-se colocar um néctar caseiro feito com açúcar demerara (o mascavo fermenta mais rápido, estragando o néctar com mais facilidade), na quantidade de uma medida de açúcar para cada quatro medidas de água mineral, mexendo até dissolver bem.

Troque o néctar do bebedouro a cada três dias: em climas quentes deve-se fazer antes, pois o calor danifica o néctar em um único dia.

Quando for viajar, remova o bebedouro: pois o néctar se deteriora se não for trocado, podendo fazer mal para a ave que o consumir.

Mantenha o bebedouro sempre limpo: para evitar a proliferação de fungos e bactérias que possam causar doenças aos colibris que se alimentam nele.

Não utilize néctar industrializado: como a groselha. Além de ser menos econômico, é prejudicial para as aves devido ao corante vermelho que causa danos e doenças nelas.

Não use mel, açúcar refinado ou de confeiteiro:  e nem água clorada, pois podem prejudicar a saúde das aves.

 

Leia também: Plantas no quarto: as melhores espécies para este ambiente

Leia também: Jardins Verticais: a nova tendência do paisagismo

 

Fonte: Primeira Página.

Redes Sociais