Inspirações

Tutorial: minijardim de cactos e suculentas

Segundo o site Mini Mundos, esse tipo é ideal para quem mora em apartamento e tem pouco espaço com sol, já que as espécies se adaptam bem à sombra.

 

“Além de objetos de decoração belos e dinâmicos, os minijardins nos encantam pela grandeza da natureza e todo o universo que habita num simples musgo”, dia Babi Vieira, proprietária do site Mini Mundos, especializado na criação de mini jardins e terrários.

Materiais necessários para o minijardim:

  1. Recipiente:Pode ser de vidro, cerâmica ou barro. Até mesmo alguns não tão convencionais como um tênis ou uma panela. O melhor é usar a criatividade!
  2. Substrato:Cerca de três partes de terra vegetal, duas partes de areia e uma parte de perlita.
  3. Pedras:Pedrinhas ou cascalhos de sua preferência. Pode escolher!
  4. Mudas:Deve-se ficar atento apenas ao tamanho, para que seja apropriado ao recipiente escolhido.
  5. Adereços:Pode ser desde areia colorida, personagens, pedrinhas, tronquinhos até conchas.
  6. Ferramentas:Se você não possui ferramentas específicas de jardinagem, pode improvisar com itens como colheres de diferentes tamanhos, pinças, pincéis...

Montagem

  1. Lave bem o recipiente com sabão, retirando qualquer resíduo indesejado, a fim de evitar que algum fungo ou larva de inseto se prolifere no local. Espere secar completamente.
  2. Faça uma pequena camada com as pedrinhas ou cascalhos no fundo, buscando facilitar a drenagem caso haja um excesso de água, já que o recipiente, normalmente, não possui furos.
  3. Faça um projeto do cenário que deseja reproduzir, assim não corre o risco de montar tudo e depois mudar de ideia.
  4. Retire as plantas escolhidas dos seus respectivos vasos, tomando muito cuidado para preservar o máximo do torrão original de terra em volta da raiz. Isso garante a adaptação da planta. A partir daí já se sabe a quantidade de terra que precisará para completar o recipiente. Caso o torrão seja grande, coloque-o dentro do recipiente e complete com o substrato preparado até a altura desejada.
  5. Colocadas as plantinhas, pressione levemente o solo em volta do tronco para que elas se acomodem melhor na nova casa. Dica: é sempre bom não deixar o solo exposto, porque isso faz com que água evapore mais rapidamente. Então, coloque uma pequena camada de pedrinhas e/ou areia, cobrindo-o.
  6. Finalize enfeitando o cenário que projetou. Utilize pedras, tronquinhos, minigravetos, personagens ou areia colorida. Deixe a imaginação correr solta.

 

Para ajudar um pouco mais, selecionamos esse vídeo da influenciadora Gabi Lourenço, que mostra passo-a-passo como criar um minijardim de suculentas em um vaso de barro.

 

Leia também: 3 modelos de vasos que vão além da utilidade

Leia também: Florista indica as flores que desabrocham no inverno

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais