Inspirações

Natureza em escritório pode reduzir o estresse em 22%

Pesquisa abordou a importância de elementos biofílicos no espaço de trabalho, focado na humanização e qualidade de vida dos colaboradores.

 

O ambiente de trabalho tem um forte impacto na produtividade e no bem-estar emocional dos colaboradores. Isso é o que revela a pesquisa do escritório de arquitetura Studio BR.

Os levantamentos realizados confirmaram que os colaboradores que possuem contato visual com a natureza e elementos biofílicos avaliam o espaço de trabalho de forma mais positiva e sentem-se menos estressados.

Entre os dados alarmantes divulgados, registrou-se que trabalhar com vista para elementos da natureza pode reduzir os níveis de estresse em até 22% e aumentar a produtividade em 18%.

Jardins verticais espalhados pelo ambiente de trabalho, fontes de água, vistas livres para janelas com um exterior arborizado e até mesmo a presença de pets no escritório podem ser ferramentas úteis e efetivas para melhorar o bem-estar dos profissionais, diz a pesquisa.

Segundo Bruna de Lucca, diretora de projetos da Studio BR, houve uma grande mudança com o entendimento de que o bem-estar dos colaboradores poderia guiar os projetos arquitetônicos e isso já é realidade.

“Hoje, não existe mais espaço para layouts genéricos, mas sim para escritórios cujo método de desenvolvimento visa a experiência de quem vai ocupar aquele espaço por, no mínimo, 8 horas por dia”, explica a diretora. 

A pesquisa realizada ainda indicou que 73% dos profissionais que trabalhavam em escritórios com layouts tradicionais, ou seja, hierarquizados, burocráticos e rígidos, desaprovam o espaço de trabalho em que atuam.

A mesma pesquisa entrevistou as equipes de Recursos Humanos de empresas que transformaram os escritórios em ambientes mais humanizados, com arquitetura colaborativa, flexível e somados a valorização de elementos naturais - desde a maior preocupação com a incidência de luz solar até a presença de plantas. O resultado foi a total aprovação dos colaboradores, principalmente, pelo contato direto com o verde.

 

Leia também: Livro explica os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para crianças

 

Leia também: 8 flores e seus significados

 

 

Fonte: Primeira Página

 

 

Redes Sociais