Inspirações

10 espécies de plantas não tóxicas para pets

Quem tem cão ou gato deve tomar alguns cuidados, já que algumas plantas são prejudiciais à saúde dos bichinhos.

 

Quer saber quais plantas você pode cultivar sem medo? Elaboramos uma lista com as famosas “pet friendly”. Confira!

  1. Samambaia

Não é à toa que a primeira planta da nossa lista é a samambaia, uma das queridinhas da decoração de interiores. Ela possui folhas grandes que têm um caimento incrível e não representa risco algum ao seu pet, seja ele gato ou cachorro.

  1. Bromélia

A bromélia é uma das flores mais bonitas que existem por aí. Por isso, se você a cultivar em meio às outras plantas, vai reparar em como a cor viva das pétalas se destaca. Além disso, ela não precisa de muita luz para crescer e sobreviver, então você pode deixá-la dentro de casa (mesmo que em um cantinho com sombra), perto do seu bichinho de estimação.

  1. Violeta Africana

A violeta africana é uma plantinha pet friendly que floresce o ano todo. Mas atenção: ela não pode ficar em um local com exposição direta ao sol, senão as folhagens acabam ressecando. O melhor a se fazer é deixá-la em um vasinho dentro de casa, e não no quintal ou janela junto com as outras plantas. 

  1. Orquídea

Quem já andou pelos jardins abertos da Europa, com certeza já viu uma plantação só de orquídeas coloridas. Ela é pet friendly e, na maioria das vezes, os cães e gatos nem dão muita bola para ela – então são grandes as chances de ela ficar intocável e sempre bonita.

  1. Camomila

A flor de camomila tem um aroma tão poderoso que, inclusive, acaba sendo usada no preparo de chás e remédios fitoterápicos. Para seu cão ou gatinho, ela também tem uma função interessante: é ótima para manter insetos (como os temidos mosquitos e pulgas) bem longe do animal. Por isso, de vez em quando, pode até esfregar uma folhinha no dorso do bicho.

  1. Lavanda

Mais uma planta que vai perfumar a sua casa e dar um toque violeta ao jardim. A lavanda, assim como a camomila, tem uma convivência ótima com os pets, porque também afasta os insetos e ainda cria um ambiente mais cheiroso e tranquilizante. Você pode cultivar essa planta tanto dentro de casa (em um vasinho) quanto no quintal.  

  1. Suculenta Zebra

A suculenta zebra é uma daquelas plantas clássicas de apartamento. Isso porque ela não precisa de muita luz ou água e é super fácil de cuidar (você precisa regar só uma vez por semana). Mas o mais interessante dessa planta é que ela possui listras brancas que dão um toque especial e ficam lindas no jardim interno. Só tome cuidado para não a confundir com a aloe vera, que é uma espécie semelhante, mas tóxica para os bichinhos.

  1. Alecrim

O alecrim faz parte do time das plantinhas aromáticas “bffs” dos animais. Ele tem um cheiro incrível e é muito usado, inclusive, como tempero. E os benefícios não param por aí: ele pode até ser usado como ingrediente em receitas caseiras para cachorros, porque contém bastante vitamina C e óleos essenciais que fazem bem para o pet.

  1. Girassol

É difícil encontrar alguém que não goste da flor de girassol. Além de linda, ela representa energia, vida e ainda fornece sementes muito usadas pela culinária. Se você é daquelas apaixonadas que sempre quis ter um girassol em casa, pode ficar tranquila que ela não vai fazer mal algum ao seu amigo de quatro patas.

  1. Bambu

Para finalizar essa lista de plantinhas incríveis, nada melhor que o bambu. Apesar de não contar com flores exóticas, ele é muito usado para fazer enfeites caseiros, como molduras e até mesmo cercas de jardim. Então, se você tem essa vocação e quer ter uma plantinha multiuso, o bambu é a escolha perfeita! E caso você pegue o seu gatinho roendo essa planta, pode ficar tranquilo que ela é totalmente atóxica.

 

Leia também: Saiba como escolher as flores ideais para cada ocasião

 

Leia também: Empresa inaugura fazenda urbana dentro de indústria automotiva

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais