Comércio Digital

Atendimento ao cliente é decisivo na hora da compra online

De acordo com a Yourviews, 40% das pessoas que fazem perguntas antes de realizar uma compra online acabam levando o produto ou adquirindo um novo serviço.

 

De acordo com pesquisa realizada pela Yourviews, – empresa que analisa o comportamento do consumidor no e-commerce por meio de review de produtos - 40% das pessoas que fazem perguntas antes de realizar uma compra online acabam levando o produto ou adquirindo um novo serviço.

Alfredo Soares, diretor da Loja Integrada e fundador da XTech Commerce, listou algumas dicas para os empreendedores digitais se destacarem dos concorrentes:

1 – Prepare os profissionais da área

É essencial que os profissionais que irão se relacionar com seus clientes tenham acesso a todas as informações dos produtos e serviços comercializados, assim como os procedimentos da loja. Por isso, é preciso orientá-los e treiná-los periodicamente.

2 - Esteja disponível e facilite a comunicação

A loja virtual deve estar presente em todas as mídias e canais de comunicação com os clientes para estabelecer uma relação entre ele e o negócio. Desta forma é possível divulgar produtos, aumentar as vendas e criar um vínculo duradouro com os clientes.

3 - Divulgação assertiva

Após definir as promoções, desenvolver uma estratégia de divulgação também é essencial. Crie um cronograma de publicações, determinando em quais canais cada anúncio será divulgado e para quais públicos será direcionado. Vale investir em posts em redes sociais, Google Adwords e e-mail marketing, por exemplo.  

4 - Otimize o checkout: processos rápidos evitam carrinhos vazios 

Uma dica é oferecer diversas opções de pagamento, assim como disponibilizar cupons de descontos, fretes grátis, entre outras ações que ajudem a fidelizar esse cliente. Não ofereça cadastros exaustivos, com muitos passos, já que isso pode fazer com que o consumidor se distraia e deixe a compra para outra hora.

5 – Fidelização

Campanhas que estimulem o retorno do cliente após a data são uma boa aposta. Quem comprar na loja durante o período, por exemplo, recebe um desconto na próxima compra. Esses cupons ajudam a atrair novos clientes, recuperar os que abandonaram o carrinho por algum motivo no passado e, também, fidelizar os que já compram com frequência. 

 

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Fonte: Primeira Página, com informações XTech Commerce.

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