Mercado

Paris nomeia equipe para recriar a paisagem da Torre Eiffel usando BIM

Paris nomeia equipe para recriar a paisagem da Torre Eiffel usando BIM

A renovação do paisagismo da Torre Eiffel está prevista para ser concluída em tempo dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024.

 

Em um evento realizado recentemente na Prefeitura de Paris, Gustafson Porter + Bowman foi nomeado o vencedor de uma competição para reconstruir os arredores da Torre Eiffel - área que inclui os Jardins do Trocadéro e Champ de Mars, assim como a Torre e sua esplanada. O anúncio foi feito pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, juntamente com Jean-Louis Missika e Jean-François Martins, vice-prefeitos de Paris.

No ano passado, a Autodesk anunciou uma parceria  com a Prefeitura de Paris para usar a metodologia BIM (Building Information Modeling) para criar um modelo 3D da área de  2,4 kmnos arredores da Torre.  O modelo foi revelado em maio de 2018, juntamente com os nomes das quatro equipes selecionadas para competir para redesenhar a área: Gustafson Porter + Bowman e BIM Services; AL_A e Quatorze-ig; Agenceter e Arcadis; e KOZ Architectes.

 A Autodesk colaborou com as equipes durante o último ano para ajudá-las na viabilização de seus projetos, dando acesso a uma versão simplificada do modelo 3D no Autodesk Infraworks para que fosse utilizado durante os diferentes estágios do processo. A empresa também realizou workshops para ajudar as equipes a colaborar internamente e entender os desafios existentes, bem como definir os métodos de trabalho para a integração dos modelos.

 "A Autodesk se orgulha de ter apoiado, ao longo de um ano, o projeto conduzido pela prefeitura de Paris e as quatro equipes selecionadas para a competição, em torno deste projeto de grande escala, único no mundo. O uso de um modelo digital inteligente, ferramentas de visualização 3D imersivas e metodologias colaborativas aceleraram significativamente a tomada de decisões e reduziram erros potenciais.

Assim, os membros do júri foram capazes de mergulhar virtualmente nos projetos para visualizar todas as etapas propostas, além de sentir e experimentar a jornada futura dos visitantes. Parabenizamos à cidade de Paris por seu compromisso com este desafio digital, a equipe vencedora e todos os finalistas por adotarem métodos que ilustram o futuro da arquitetura e da construção civil ", disse Nicolas Mangon, vice-presidente de Negócios e Marketing da Autodesk.

A renovação da área da Torre Eiffel está prevista para ser concluída em tempo dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 e antes de outros grandes eventos que acontecerão na região, como a Exposição Universal 2025 e a Taça do Mundo de Rugby 2026. A reforma não é apenas estética, no entanto. Esta revitalização ajudará Paris a enfrentar desafios crescentes relacionados à energia, áreas verdes, redes de abastecimento, mobilidade, logística, gerenciamento de resíduos, segurança e inundações.

 Agora que a equipe vencedora foi revelada, o público é convidado a compartilhar sua opinião sobre o design. Todos os quatro projetos estarão em exibição no Pavillon de l'Arsenal em uma exposição de um mês. A equipe vencedora considerará a opinião da população e implementará mudanças com base nas necessidades do projeto. Uma vez finalizado, ele passará por análises, simulações e aprovações oficiais necessárias, com o objetivo de garantir a licença de construção até o início de 2020, quando a revitalização poderá começar.

 

Confira os quatro projetos e o vídeo do processo do modelo em 3D:

- Gustafson Porter + Bowman: https://youtu.be/cQ9rU4Dr424

- Amanda Levete Architects: https://youtu.be/nygnuGfT88I

- KOZ Architectes: https://youtu.be/0pRpKJTAkgQ

- Agence Ter: https://youtu.be/H0XO29PRi4k   

- https://youtu.be/eQTuJL6CK58

 

Leia também: Com paisagismo assinado por Burle Marx, Teatro Prudential é inaugurado no Rio

Leia também: Ateliê desenvolve material de construção a partir de girassóis

 

Fonte: Primeira Página.

Redes Sociais